27 de dez. de 2014

Obrigado Wikipedia! -- Thank you Wikipedia!

[leia a versão em português desse texto abaixo -- ele está em inglês porque eu originalmente pretendia postar isso no Facebook xP]

In late 2013, when all my knowledge about Linguistics came exclusively from the Wikipedia, someone (actually, a Natural Language Processing student who was at the time preparing to go study abroad) told me that Wikipedia was a terrible source of information on Linguistics, and that most of what was there was simply wrong.

Since then, I read a lot about the topic: trying to escape the unstructured way in which the information is presented in the Wikipedia, I somehow found a book and decided to start reading. This doesn't mean I stopped looking at the Wikis: as time passed, the Wiktionary became my most visited website ever, and reading descriptions of random languages was a common weekend hobby. [I also tried to start with Latin (even reading from Wikibooks) and French, but so far I can only understand a little of both languages]

Through time, I found out I also liked some Philosophy of the Mind and Epistemology (which made me find out about some other more "academic" resources on the topic, like the Stanford Encyclopedia of Philosophy) and Psychology (I even took a course on Social Psychology in Coursera).

It took me a long while to read the book (I often start many things at once and end up not managing to finish many...), but while reading I noticed I already knew a lot of what was there: Wikipedia had told me already!

Today I recalled that moment, when that guy told me Wikipedia was unreliable on Linguistics. I don't know where he came with this up, but I can only say he was simply wrong. Too wrong!

As the title of this post tell you, this text is just a big thankful tribute to the website that was responsible for (and probably will still be for a long while) most of the mind blows I had in the last years.

Thank you Wikipedia!

[Now... if Wikipedia is that good (and it is), why not keep contributing to it? Now that I am reading articles and learning about current research in the topic, I think it is the time to start writing my own contributions so that others can find out how amazing a resource that piece of virtual land is \o/]

--

Ao final de 2013, quando todo o meu conhecimento sobre Lingüística vinha exclusivamente da Wikipédia, alguém (na real, um estudante de Processamento de Linguagem Natural que estava na época se preparando para estudar no exterior) me disse que a Wikipédia era uma fonte terrível de informação sobre Lingüística, e que a maioria do que lá estava estava simplesmente errada.

De lá pra cá, eu li um monte sobre o assunto: tentando escapar da forma desestruturada em que as informações são apresentadas na Wikipedia, eu de alguma forma encontrei um livro e decidi começar a ler. Isso não significa que eu parei de olhar as Wikis: com o tempo, o Wikcionário [na real, o Wiktionary, em inglês, que tá mais completo xP] se tornou o meu site mais visitado, e ler descrições de línguas aleatórias era um típico passatempo de fim de semana. [Eu também tentei começar com Latim (inclusive lendo do Wikibooks) e Francês, mas até agora eu só consigo entender um pouco de ambas as línguas]

Através do tempo, eu descobri que também gostava de Filosofia da Mente e Epistemologia (o que me fez descobrir alguns outros recursos mais "acadêmicos" sobre o assunto, como a Enciclopédia de Filosofia de Stanford) e Psicologia (eu até fiz um curso sobre Psicologia Social no Coursera).

Me levou um bom tempo pra ler o livro (eu frequentemente começo muitas coisas de uma só vez e acabo não conseguindo terminar muitas delas...), mas enquanto lendo o livro eu notei que já sabia um monte sobre o que lá estava: a Wikipédia já mo tinha dito!

Hoje eu me lembrei daquele momento, quando aquele cara me disse que a Wikipedia era desconfiável quanto a Lingüística. Eu não sei daonde ele tirou isso, mas eu só posso dizer que ele estava simplesmente errado. Muito errado!

Como o título dessa postagem vos diz, esse texto é somente um grande a agradecido tributo ao sítio virtual que foi responsável (e provavelmente o permanecerá por um bom tempo) pela maioria dos meus mentestouros [vamos ver se consigo incorporar essa palavra no meu português xP] nos últimos anos.

Obrigado Wikipédia!

[Agora... se a Wikipédia é tão boa (e ela é), por que não permanecer contribuindo? Agora que eu estou lendo artigos e aprendendo sobre pesquisa atual sobre o assunto, acho que é o tempo de comçear a escrever minhas próprias contribuições para que outros possam descobrir o incrível recurso que aquele pedaço de terra virtual é \o/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário