20 de ago. de 2010

Treinamento de ouvido absoluto

Esses dias, fui jantar no RU do centro relativamente cedo, crente de que, por ser cedo, não encontraria ninguém pra almoçar comigo. Estava errado: tendo sentado perto dos bufetes (sim, essa palavra tem tradução pro português, tal como xampu e outras atrocidades da língua portuguesa), logo me apareceu o Daniel, um amigo da engenharia de produção.

Ele é o tipo de pessoa carismática que conhece MUITA gente. Por causa disso, logo apareceu alguém que ele conhecia - e eu não - pra sentar junto e conversar com ele (eu não tinha muito o que conversar até que o cara aparecesse, então, de certa forma, admito que dei graças a Deus).

Por acaso, a pessoa começou a falar de música. Gosto do assunto, mas o Daniel é tri sabidão do assunto e preferi ficar só ouvindo o que íam conversar. De repente, o amigo do Daniel (seu nome é Natanael - o que, praticamente, evidencia a sua crença, ou, ao menos, a de sua família ^o) ) disse algo sobre que me interessei significativamente: um "treinamento de ouvido absoluto". Disse ele que encontrou um site onde havia um modo de exercitar o ouvido de forma a torná-lo absoluto. Desconfiei - e, sinceramente, seriamente, não vejo muito motivo pra se preocupar em "ter ouvido absoluto", já que a idéia de "ouvido relativo" pra mim, aĺém de fazer MUITO mais sentido, me parece muito mais útil (uma hora explico meus motivos: sei que, num primeiro momento, todos prefeririam o absoluto) -, mas, como ele passou o endereço do site para o Daniel, guardei "na mente" o nome também.

Sinceramente, creio que o pessoal do marketing do site tem muito a aprender: não consigo enxergar a relação entre o site e o seu nome, mas, quem sou eu pra julgar?!?! De qualquer forma, digo-o de uma vez: PROLOBE O.o.

A essa altura, o leitor provavelmente já deve estar se perguntando: por que essa maldita imagem psicodélica aqui ao lado?!?! O motivo é que o site fala sobre uns tais de Pitch Chromas (cores das notas, em tradução livre). A ideia é mais ou menos a seguinte: "se conseguimos distinguir perfeitamente as cores com os olhos, por que não, da mesma forma, distinguir as notas com os ouvidos?!?!". Pensei no assunto e, tendo imaginado qual seria o resultado ao tentar distinguir uma música cheia de notas tocadas em harmonia e o "diabo a quatro" (roubei essa expressão da Ana Paula =D), lembrei da imagem (ela foi papel de parede do computador lá de casa durante um bom tempo). Creio que, se fôssemos tentar distinguir a música com os olhos, ela seria algo bem parecido O.o.

Bom... enfim... eu não sei se vai dar certo o tal do "treinamento", mas acho que não custa nada tentar. De qualquer forma, acho que não vai ser tão cedo: tenho planos e acho que ter o ouvido absoluto ainda não é algo tão importante pra manutenção da minha sanidade intelectual no momento.

Mesmo assim, "fikdik" =D

Eras isso...

R$

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua pessoa e do seu senso de humor,no duro...valeu por dividir seus conhecimentos.

    ResponderExcluir