27 de mai. de 2011

¬(Video)

Passei boas horas do meu dia hoje tentando gravar o tão falado video que eu decidi que gravaria na semana acadêmica.

O kdenlive se mostrou significativamente user-friendly, apesar de todos os seus recursos
Como disse há algum tempo já, eu pretendia gravar as três vozes da música tema do Protoman e então fazer um video em que eu colocaria tudo junto, formando a harmonia completa. Como também já disse, eu já tinha escrito a música do Protoman numa partitura - e inclusive compartilhei no docs com alguns amigos pra que eles pudessem ver =D. A minha idéia, assim, era pôr pra rodar a música utilizando o TuxGuitar e tocar cada voz enquanto ouvindo a reprodução do TuxGuitar. A minha lógica me dizia "eu não vou precisar de metrônomo: o TuxGuitar será o meu metrônomo".

Definitivamente, eu estava errado. Como era de se esperar de um programa de música que roda no Linux (na real, eu não sei se no Windows o resultado teria sido melhor, mas eu estou quase certo de que, se o TuxGuitar não tivesse problema nenhum, o próprio Linux já teria), o TuxGuitar roda a música a cada vez numa velocidade diferente. Dessa forma, se na primeira vez em que eu toquei (a melodia, com a flauta soprano) eu toquei (e gravei) numa velocidade, na segunda eu toquei (e gravei) noutra.

Num primeiro momento, pensei que o problema seria contornável: eu poderia fazer um pequenos cortes no audio nos momentos de respiração e o vídeo não seria problema, já que a gente tá acostumado a suportar um pequeno lapso na sincronia de vez em quando (e, sério, nem dava pra perceber). Mas quando cheguei em um momento em que a segunda voz simplesmente não respira... não tive o que fazer.

Desisti, temporariamente, assim, de gravar essa música. Me parece que gravar videos vai ter de esperar novamente mais um pouco. Além disso, estou meio frustrado pela falta que me faz um microfone bom (se bem que eu descobri que tenho um amigo que tem um bem bom - e estou bem a fim de pedir emprestado como quem não quer nada). De qualquer forma, se eu tiver microfone, é capaz de ainda assim eu ter problemas: quando comprei o meu computador, não me importei com a sua placa de som, e não faço idéia de o que que é que eu iria precisar pra conectar o microfone do meu amigo.

No mais... a minha idéia agora é ver se consigo um metrônomo (o meu teclado tem um, e eu to achando que vou começar a usá-lo - só falta arranjar espaço aqui dentro do quarto pra isso) e se gravo uma versão também em três vozes da música do "Victory Fanfarre with Lyrics" pra postar como video-resposta pra o Brentalfloss.

Por fim... posto aqui o video com "o que deu pra fazer" da música do Protoman. É só pra dizer que eu postei algo lá no meu canal do youtube... e só pra mostrar que tava ficando até que legal (fora os ruídos malditos do microfone terrível que eu tenho). Tá sem baixo, sem 90% da segunda voz, e, enfim, espero que gostem (apesar de na minha opinião estar um lixo inacabado) =D



R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário