Imagem presente no site do megaupload.com |
A opinião pública é unânime: quem é que seria contra a internet do jeito que ela é atualmente? Alguém é contra a pirataria desenfreada que corre à solta na internet nos sites de compartilhamento? Se o é, sofre de algum necessidade de realização de justiça alheia e, na minha opinião, tem problemas com a realidade.
Milhões e milhões (e eu arriscaria a dizer bilhões) de pessoas estão pouco se lixando se o episódio de Futurama que passou há 10 anos ainda está coberto por leis de direitos autorais. E provavelmente nunca nem mesmo comprariam um DVD oficial do Futurama se lhes não fosse permitido assistir de graça pela internet. Eu não consigo enxergar como essa poderia ser uma "venda perdida", como as grandes empresas detentoras dos direitos autorais gostam de dizer.
Nos últimos dias, com o objetivo de derrubar uma lei que beneficia as grandes detentoras dos direitos autorais (a SOPA/PIPA), vários sites, como o Google, o 9gag, o LolCats, FailBlog, Wikipedia, Reddit, Know Your Meme, Quick Meme, entre outros, se retiraram do ar (ou colocaram avisos sobre o assunto) numa tentativa de conscientização de o quanto a lei seria capaz de retirar a liberdade na rede. O SOPA/PIPA permitiria a censura de sites que potencialmente pudessem liberar conteúdo pirata na internet. É o Algoritmo do Banqueiro voltado para a internet.
Enquanto grandes empresas tentam a todo o custo diminuir a produção de conteúdo de qualidade e meter goela abaixo somente os seus próprios enlatados sem graça, a gente vê exemplos de produtores independentes dando um show de sofisticação e modernidade, dizendo que "se não pode comprar agora, então pirateia mesmo":
"Pirateie." já disse o criador do MineCraft |
Por fim, devo logo assistir à seguinte palestra, do fim do ano passado:
Creio que o assunto esteja relacionado a essa guerra, que está recém começando e que logo causará um grande número de movimentações pelo mundo todo em prol da liberdade na internet. Vários sites de compartilhamento de arquivos já estão fechados ou sob restrições no funcionamento. A coisa apertou, e se eu tivesse que julgar, as revoluções no Oriente Médio foram só as primeiras.
(é nessas horas que a gente vê que o LulzSecurity e o Anonymous são na verdade os nossos melhores amigos na luta em prol da liberdade)
R$
Nenhum comentário:
Postar um comentário