6 de jan de 2012

Alemanha [2]

Na falta de uma imagem decente, fiz a minha própria com o GoogleMaps. Aí é onde vou morar =)    
No início de 2011, não tendo conseguido ser selecionado para um programa de intercâmbio entre o Instituto de Informática da UFRGS e a TU Berlim, escrevi uma postagem, comentando sobre o meu conformismo e sobre como tinha planejado e me programado bem antes, esperando o sucesso, mas entendendo que o fracasso seria possível.

Naquele momento, sim, eu fracassei. Os professores, apesar de minhas notas, me colocaram numa posição bem ruim, o que logo concluí que tivesse sido culpa da minha entrevista.

Como já estudava alemão há 4 semestres (e estava começando o quinto semestre), em agosto de 2011 me inscrevi para o processo seletivo de um outro convênio de intercâmbio, firmado, desta vez, entre o Instituto de Informática da UFRGS e as universidades de Kaiserslautern, Stuttgart e Tübingen. Como o número de selecionados no ano anterior tinha sido bastante expressivo (14, dentre os quais 10 foram para Kaiserslautern, a cidade para a qual eu adoraria ir), achei que as minhas chances seriam bastante grandes.

Para a elaboração da carta de apresentação, dessa vez, achei que seria significativamente interessante pedir ajuda para alguém que retiraria os meus horríveis erros de gramática (aqueles mais sutis, que os falantes não nativos demoram mais pra aprender). Por isso, pedi ajuda à minha ex-professora de inglês, Luciana, que fez várias sugestões e deixou a carta bastante "polida".

Resultado: até onde sei, fui o único dos candidatos a ser chamado para uma entrevista pelo seu laboratório. A entrevista foi pelo Skype, totalmente em português. Os entrevistadores eram brasileiros, o que me deu bastante liberdade pra falar o que eu pensasse e demonstrar "quem eu sou" bem (se bem que eu acho que virtualmente a gente sempre demonstra ser bem mais legal do que realmente é).

Por fim, fiquei sabendo do resultado mais ou menos 10 dias antes de todos. Mesmo assim, não fiz "alardes": falei somente aos amigos mais "chegados" nesses primeiros dias, já que tinha medo de sair falando e, de repente, na hora de sair o resultado oficial, o meu nome não aparecer na lista. Felizmente, deu tudo certo: fui selecionado \o/

O que isso significa? No dia 1º de fevereiro de 2012 eu pegarei o vôo para Frankfurt. De lá, pegarei o trem para a Kaiserslautern Hauptbahnhof (a estação de trem de Kaiserslautern) e, de lá, para as minhas novas acomodações na Alemanha, onde deverei permanecer até o fim do mundo (na verdade, até fevereiro do outro ano, mas como o fim do mundo ocorre antes, então não tenho por que me preocupar v_v).

Deverei participar de algum projeto de pesquisa no Laboratório de Sistemas de Tempo Real. O que isso significa? Em termos burocráticos: estudo; em termos populares: trabalho; pra mim: diversão!

Infelizmente, estou tendo uma grande quantidade de gastos por causa da viagem (nenhum incentivo nos é dado pela UFRGS ou qualquer outro órgão) e acomodações e tudo mais. Terei de comprar roupas lá (lembre-se, caro leitor, que chegarei no inverno) -- o povo daqui que já morou lá me sugeriu que comprasse as roupas lá -- e só receberei algum salário (viu como é trabalho? Tem até salário!) a partir do fim do primeiro mês.

Na soma de tudo: estou muito feliz. Essa será uma experiência incrível. Finalmente, serei "adulto", pela primeira vez. Terei de lavar/secar/passar minhas roupas, terei de comprar e preparar minha comida (aliás, um dos meus objetivos era aprender a cozinhar no mínimo algo mais sofisticado do que uma massa, batata, arroz ou um bife), terei minha própria casa (um quarto, com banheiro e uma mini-cozinha), sem ninguém pra me dizer que o chão está sujo, a cama desarrumada ou que a resistência do chuveiro queimou. Serei, enfim, adulto, com responsabilidades, trabalho, nariz próprio. Decidirei quando entrar e quando sair de casa, ou mesmo se vou pra outro lugar. E não terei ninguém para avisar que chegarei mais tarde, ou que já estou em casa desde cedo.

Enfim... será uma experiência muito diferente, muito importante para o meu desenvolvimento como adulto, em minha opinião. Estou ansioso...

Era isso =)

R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário