29 de out. de 2010

O lado feio do cristianismo

Recebi um e-mail esses dias na lista de discussão da igreja. No fim dele (eu li até o fim, já que, apesar de ser sobre política, era um dos poucos que não estavam somente listando males de um ou de outro candidato e dizendo pra votar no contrário), encontrei isso:

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de
reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Depois de ler isso, fiquei pensando: era crente quem me mandou isso O.o (afinal, foi pra lista de discussão da igreja - e, sim, eu conheço a pessoa).

Da mesma forma, conheço alguns (e não é difícil encontrar no centro de PoA) cristãos camelôs. Eu posso dizer "aaa... mas ele tá trabalhando, e é a forma que ele tem de ganhar a vida", mas convenhamos que, no mínimo, isso deve ser considerado estranho ("dêem a César o que é de César"), né??

Por último, todos os anos, no natal ou na páscoa, a gente realiza um evento evangelístico que mobiliza toda a igreja de Guaíba (e alguns de Canoas também, sem contar quando vem gente de lá de Arapongas nos ajudar). É um dos poucos eventos evangelísticos promovidos pela igreja que realmente eu considero de boa qualidade: não é crivado de clichês "manda fogo" ou "faz chover", não é lotado de gritos de "Aleluia" e "Glória a Deus" (não querendo falar nada, mas sinceramente eu acho que isso significativamente deve afastar os ditos "ímpios" - que palavrinha horrorosa - da igreja) e as pessoas se vestem de um jeito natural, demonstrando que "crentes" também são "pessoas normais". Além disso, tem música boa, tanto no instrumental - normalmente uma orquestra bem boa - quanto no coral - como todo mundo fica meio que num furor pela apresentação, a coisa flui melhor do que se fosse só um trequinho tosco feito uma vez lá que outra.

O que me incomoda nessas cantatas é o xerox. Claro, claro: no Brasil, tirar xerox de música, além de ser algo TREMENDAMENTE normal, é algo que não dá multa muito cara. Mas, como bons cristão, não acho que isso seria o certo a se fazer O.o D=. No caderno das partituras da cantata, tem até escrito, bem grande, pra todo mundo ler, num quadrado chamativo, o seguinte aviso:

Importante:
É proibida a reprodução deste material com ou sem fins lucrativos. Os direitos de reprodução no Brasil são exclusivos da Ômega Alfa Ômega, conforme contrato com os produtores originais.


Mesmo assim.........

Não sou a favor de se comprar Windows original. Não sou a favor de se comprar algo além de um único exemplar das partituras da cantata que vamos apresentar, e só não sou a favor dos camelôs porque eles privatizam o espaço público (argumento que minha prima Jussara me deu sobre o assunto e que eu considerei muitíssimo bom =D). Baixo jogos "piratas" da internet e emulo roms de SNES sem nunca ter tido o cartucho. Por último, acho UM ABSURDO me dizerem que a indústria dos games vai terminar se continuarem pirateando tudo o que eles fazem por aí... ¬¬ (será que o Marcelo lê isso??)

Não considero errado quem faz tais coisas - como pode ter dado a entender o que escrevi antes. Só que acho estranho. Acho "feio". Acho que as leis precisam mudar, evoluir, e terminar com todo esse poder da propriedade intelectual e só assim terei a minha consciência tranquila quando eu quiser pegar o StarCraft II crackeado do meu primo (diz meu primo que conseguiu um na internet, quero ver =D) pra jogar.

Enfim... o que eu quis dizer é que os cristãos vivem dizendo que Cristo muda a nossa vida, e faz e acontece, mas me parece que tem um monte de coisas que eles continuam fazendo sem nem se dar por conta. Coisas pequenas, claro (nenhum cristão sai roubando, matando, estuprando, e não sabe que isso é errado - creio, ao menos), e, na minha opinião, não erradas, mas........ "feias"...

É isso =D

R$

3 comentários:

  1. Muito pertinente. Na minha opnião é a lei mesmo que acaba criminalizando coisas totalmente inofensivas e embora não demos muito bola, acaba nos deixando "mal". Na Campus Party do ano passado o Lawrence Lessig fez uma palestra DEMAIS falado sobre isso http://linesocode.wordpress.com/2010/03/22/read-and-write/ (propaganda sem vergonha, mas é porque achei oportuno)

    ResponderExcluir
  2. (fazendo um teste pra ver se o comentário vai sair como sendo pra o linesocode ou se vai simplesmente aparecer no blog como normal)

    O Fialho lê meus posts sobre religião?? O.o Não esperava isso =D. Sinceramente, achava que ele simplesmente ignorava - até por causa dele que normalmente evito falar muito sobre isso por aqui ^^ (igual, isso não significa que a frequência de posts sobre o assunto deva aumentar de agora em diante)

    R$

    ResponderExcluir
  3. Éé... pelo visto não deu certo o eu tentar postar resposta aqui D=

    ResponderExcluir