5 de abr. de 2011

Traduzindo o Learn you a Haskell for Great Good


Vou pôr em prática um projeto em que vinha pensando há alguns dias - desde que comecei a ler o Learn You a Haskell For Great Good. Vou ajudar na tradução do referido livro.

Estava há uns dias lendo ele - e parei no capítulo 6, Higher Order Functions (apesar de saber já o que tem ali dentro u.u) - e pensando em como seria bom se o livro estivesse em português. Não por mim: a linguagem do livro é boa e mesmo em inglês não tenho nenhuma dificuldade para entender o que está sendo dito. Mas, tendo procurado no google por material sobre Haskell na internet em português, não achei absolutamente nenhum tutorial de qualidade. Certo é que eu procurei só na primeira página, mas, enfim, admita-se que, se há, é em pequenina quantidade.

Assim, tendo falado com um cara que, pelo que vi, já traduziu três capítulos do livro (me pergunto o motivo, mas os capítulos são o 1, o 8 e o 9 O.o), em conjunto com mais "dois outros programadores" (palavras dele), resolvi ajudar. O projeto é pequeno: no github, tem 6 watchers (contando comigo) e 3 forks; mas creio que a sua utilidade será grande =D

Droga é que finalmente terei de aprender (isso não é tão ruim assim, mas a verdade é que eu estava evitando há um tempo isso) a usar o famigerado github, que sempre me deixa meio assustado - essa coisa de criar um fork com um projeto igual e depois ficar mandando pull requests é meio estranha pra mim D=. Bom é que finalmente estarei fazendo alguma coisa "para a comunidade", como sempre pretendi. Gosto dessa coisa de ser útil para a comunidade, mas nunca fui bom o suficiente para produzir algo bom o suficiente para ser aceito por todos. Acho que agora finalmente poderei me sentir útil ao traduzir um livro que certamente é conhecido por todos aqueles que apredem Haskell.

Enfim... era isso \o/

R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário