22 de jul. de 2011

apt-file

Estava eu tentando esses tempos compilar o sndpeek, um programa que o Fialho me sugeriu como começo ao meu trabalho final de CG, quando me apareceu um erro de compilação motivado pela falta de uma lib no meu computador. Estou certo de que se eu fosse mais novo nesse assunto, teria me escabelado e esperneado e ficado horas tentando descobrir o motivo do erro, mas felizmente ao menos por esses erros mais babacas eu já passei em outros tempos e fiquei feliz de saber de cara o que deveria fazer: era necessário que eu instalasse a lib que estava faltando.

Infelizmente, quando vi que o makefile incluía um "-l" que eu não conhecia, fiquei meio sem saber qual poderia ser o nome da lib, então fui ao Synaptic (uso Ubuntu, como o leitor deve saber), tirei o "-l" do escrito, e coloquei o que sobrou na busca. Na hora, o Synaptic não achou nada que me parecesse ser o que eu procurava, no que a minha próxima solução foi buscar no google por essa lib.

No meio das buscas, achei esse link, o qual me agradou profundamente. Não que ele tenha me sido útil no momento, mas eu já teria perdido menos tempo em outras ocasiões se soubesse do tal apt-file. Instalei o tal imediatamente e testei-o, só pela brincadeira.

Enfim... essa postagem é somente para compartilhar o causo e o programa que considerei muito útil. Para quem não está a fim de abrir o link para saber do que trata o apt-file, ele ajuda a procurar nos repositórios pelo pacote do qual um certo arquivo faz parte. Assim, digitar (na linha de comando), por exemplo:

$ apt-file search alsa/asoundlib.h

E receber como retorno:

libasound2-dev: /usr/include/alsa/asoundlib.h

Genial, não?

Não sei quanto aos leitores, mas pra mim me pareceu maravilhoso!

Enfim, enfim... era só isso \o/

R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário