20 de mar. de 2013

Dar uma + particípio feminino

Anteontem eu estava voltando pra casa no ônibus conversando com alguém que faz mestrado na universidade em que estudo -- e que conheci através de um pseudo-evento que o Matehackers fez na usina do Gasômetro -- e percebi mais uma dessas coisas legais sobre que eu vivo pensando ultimamente. [Essa postagem é só pra não deixar que isso se perca no meu esquecimento]

Em qualquer momento, estávamos falando sobre concursos de "quem consegue fazer mais em menos bytes de programas" (ele empolgadamente me comentava sobre como isso tinha alguns eventos grandes voltados ao assunto e sobre como era legal ver gente escrevendo programas incríveis em pouquíssimos bytes) e ele me mandou que entrasse em um site (que eu esqueci) para dar uma olhada no assunto.

Por acaso, na hora, atinei: "bááá... mas esse dar uma olhada é o mesmo que olhar". E, na hora, fiquei comparando qual seria a diferença de dar uma conversada e conversar, ou dar uma incomodada e incomodar. A diferença, percebe-se, está no "aspecto", i.e., apesar de ambos funcionarem como "infinitivo", dar uma olhada me dá muito mais a impressão de que eu realizarei o verbo só "um pouquinho" (isso é aspecto, né? [dúvida])

Daí hoje eu tava pensando que às vezes soa estranho dizer que alguém vai dar uma + particípio feminino, mas não consegui definir exatamente quando. Por exemplo, todo mundo diz que vai dar uma cagada, mas ninguém diz que vai dar uma matriculada do Pelé na natação, ou que vai dar uma conseguida.

Enfim... era só pra comentar sobre isso v_V

R$

3 comentários:

  1. Uma vez uma senhora no ônibus pediu ao motorista pra "dar uma abertinha" na porta (antes da parada, para aproveitar que o ônibus estava parado na sinaleira)

    Bem, eu diria "abridinha". Ainda que tenham me ensinado quando criança que "abrida" não existe...

    ResponderExcluir
  2. HUEHAUEHUAEH... pois é. Pensando bem, não é bem o particípio -- ou é, mas, sei lá.

    Pensando nesses verbos com particípio diferente, como "pego", "supresso" e "impresso", "dito", "feito", ..., eles fodem tudo com a criação dessas construções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (ee... lol... meu \ [se não aparecer, tem um smile de um homenzinho com as mãos na cabeça aqui] não apareceu...)

      Excluir