18 de fev. de 2011

Temos que pegar

Breve introdução 
Uma música se prendeu à minha cabeça desde ontem: o tema do Pokémon. A música é tão pegajosa que fez questão de aparecer em duas línguas diferentes: ora fico cantando ela em português, ora em inglês. Por causa disso, resolvi fazer um post sobre o assunto nesse meu amado blog.

Raramente escrevo mais de um post num mesmo dia. Normalmente espero e guardo um segundo assunto que tenha pra mais pra frente, pra que, no caso de depois disso não me vier assunto algum, não poderem dizer que tenho deixado o blog desatualizado. Mas nesse caso, fiquei com tantas abas abertas no youtube que acabei me obrigando a escrever um novo post: queria poder fechá-las de uma vez, já que a internet anda ruim, e eu sabia que abrir tudo denovo depois seria ruim (eu quero jogar LoL e a cada vez que eu tento jogar eu me vejo obrigado a reiniciar o pc T_T).

Por isso, fique avisado, leitor despreparado: esse post vai ter muitos videos do youtube.


Background histórico
Qual brasileiro dos anos 90 que, ao ouvir a palavra Pokémon, não lembraria de nomes como Pikachu, Pidgey, Squirtle, Charmander ou Starmie? Digo brasileiro, mas tenho certeza de que poderia substituir a palavra por qualquer nacionalidade em cujo país a febre mundial tenha sido exibida. Poucos foram aqueles que recusaram a "modinha" e deixaram de virar fãs de Pokémon.

No meu caso, aconteceu quando eu estava na quarta série, se não me engano. Lembro que o mano não pôde assistir ao primeiro episódio, mas não lembro o motivo. Lembro de ter assistido a muitos episódios e de todos os meus colegas saberem tanto ou mais do que eu sobre o assunto. Lembro de ter um colega, o Guilherme, que desenhava muito bem vários pokémons (ele desenhava durante a aula, enquanto a professora mandava a gente copiar) e dizia "capturados" aqueles que ele já tinha desenhado. E, logo depois, lembro de terem ficado famosas (não sei quanto a outros lugares, mas ao menos na minha vida o jogo do Pokémon acabou ficando famoso só um pouquinho depois dos desenhos) as roms de GB/GBC pela internet, naquele tempo em que poder ficar na internet discada o dia inteiro era coisa pra poucos.

Naquela época, lembro que fui pro trabalho da mãe num sábado, com ela, e baixei umas 6 roms de GB/GBC. Uma das roms foi um jogo que mudou a minha história: Dragon Warrior Monster. Ainda lembro que o Alexandre (um amigo de um amigo meu, que eu mal vejo hoje em dia) viu o jogo e apagou na hora. A gente, em contrapartida, começou a jogar, e jogou inclusive o 2 (Sara/Codi) e o 3, de GBC também.

Voltando ao Pokémon, lembro de ter jogado o Red, o Blue, o Yellow, o Pinball (eu ADORAVA o pinball =D) e o TCG, mas não fui muito além, não tendo jogado o Gold, nem o Silver, nem os de N64, nem nada do tipo. Logo saí daqueles tempos pra me dedicar a outros jogos, outras coisas, outros sucessos mundiais u.u

De qualquer forma, saí dessa fase com músicas que devo carregar sempre, pro resto da vida. As músicas de Pallet, do Gary, do Oak, do Centro Pokémon, etc, são músicas que tenho quase certeza de que consigo lembrar sem muita dificuldade a qualquer momento em que me for solicitado. Por fora de todas essas, ainda fica a que pra mim se tornou mais marcante do que todas as outras: a abertura do desenho. Assim...

Ao que interessa...
Por causa de um video que o Valdez buzzou (do qual eu até gostei - não sem um pouco de esforço -: a música e a letra eram boas, mas os dubladores fizeram um lixo de trabalho D=), o qual não postarei aqui (preguiça de ir lá achar, e sinceramente, não gostei tanto assim), e por causa do video Cows with Guns, que o Apus me mandou no msn, acabei resolvendo ouvir a música tema do desenho do Pokémon, em inglês (era um dos videos relacionados):





Encontrei, entre os relacionados a esse video, um video do instrumental dessa música. A ouvi e percebi que ela tem um erro: aos 2min43, os backvocals cantam "Pokémon" descompassados (se ouvirem a música original perceberão que o "Pokémon" é cantado em outro tempo) e, aliás, é o único lugar onde eles aparecem. De qualquer forma, não posso negar que me agradou muito ouvir uma versão instrumental dessa abertura que tanto me agrada.



Por fim, ouvi a música da abertura em português, da qual acho que, se o leitor não sabe a letra, deveria saber:



Passado algum tempo, e não contente em somente ouvir as aberturas, comecei a freneticamente me afundar em videos e mais videos de reinterpretações dessas músicas. Digo "dessas" porque me refiro a, além da música de abertura do desenho, as músicas da trilha dos joguinhos de GB/GBC. Encontrei, então o seguinte video:



O cara parece um veadinho, sinceramente, mas tenho que admitir que é relativamente fodástico, e extremamente desocupado. Gravou muitas tracks e ficou até que bem bom \o/. Estou certo de que não teria paciência pra fazer melhor =D. Entre os relacionados, encontrei o seguinte video:



A melhor versão "a capella" que encontrei, dentre as várias a que assisti. Gostei muito! Percorri mais uns videos a capella até que, sem querer, encontrei o seguinte video:




Na descrição do video tem uma lista das músicas que o cara toca em cada momento. Adorei o video, apesar de não conohecer as músicas do Gold/Silver e do Ruby/Saphire. Ao terminar de assistir, encontrei, entre os relacionados, o seguinte video:



Procurei alguma versão melhor, porque não tinha gostado tanto assim dessa, mas, sinceramente, se alguém gravou uma versão melhor do que a desse cara, ele ainda não recebeu views o suficiente. Assisti a várias respostas ao video e tudo mais, e nada. Foi meio frustrantinho, mas devo admitir que na segunda vez em que assisti ao video gostei bem mais do que na primeira. Procurando mais, encontrei o seguinte video:



Detestei inicialmente, mas, sinceramente, no fim das contas, achei original. Além do mais, eu conheço o nome da banda, apesar de não saber de onde. Junto com isso, encontrei também isso:



Não me lembro direito como fui parar nisso, mas devo admitir que gostei affuuuu. Era um contest, pelo que eu entendi, onde o objetivo era transformar uma música "pop" em um grupo de cordas... e eles ganharam a contest com essa música \o/. Entre os relacionados, encontrei isso:



Se lerem os comentários dentro do video (aquelas annotations) verão que o cara SABE que tem 2min de espaço vazio no video. Então não se assustem: ele mesmo diz que é muito preguiçoso pra arrumar =D. Como queria ouvir algo sobre flauta (estou ultra empolgado com o início de uma nova fase com a flauta transversal com que comecei a brincar segunda-feira), procurei por alguma coisa de Pokémon pra flauta. No fim das contas, achei isso:



Me agradou bastante. Mas se o leitor for detalhista, verá que não é um dueto: tem 2 flautas de fundo (a segunda entra só no finzinho da música). De qualquer forma, muito bom! Por fim, quero só postar uma última música, que acho que é mais nerd do que boa parte das outras. Nem vou comentar, enfim. Tirem suas próprias conclusões:



Esse eu procurei literalmente pelo nome: tinha certeza de que teria um video já com exatamente esse nome, mesmo que eu não conhecesse ainda. Ficou bem bom.

Enfim... foi isso. Passei o dia ouvindo essas músicas e se eu puder ter feito com que meus leitores tenham mais ou menos a mesma felicidade/nostalgia/etc que eu tive (ou a metade dela, que seja), eu vou ficar feliz.

Só como adendo, vai o Rap Pokémon, que um amigo meu me passou logo antes de eu finalizar esse post:



R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário