13 de fev. de 2011

Turkey in the Straw

Como o leitor já sabe, frequentemente estou com uma música presa na cabeça. Às vezes são músicas que já conheço de tempos, às vezes são músicas que ouvi há pouco, e às vezes são melodias que me vieram à cabeça e que não conheço de lugar algum (possivelmente tenha ouvido pouco tempo atrás ou mesmo inventado sem querer).

Hoje, acordei com uma música na cabeça: Turkey in the Straw. Já tinha lembrado dela ontem e anteontem, e até a tinha tocado na flauta, em G, porque por algum motivo era o tom em que estava soando na minha cabeça no momento em que dela me lembrei. Toquei repetidas vezes desde que acordei, enquanto esperando o computador ligar, e enquanto esperando o almoço ficar pronto, e enquanto fazendo nada também u.u.

Por acaso, lembrei por que sabia o seu nome: ela aparece num episódio do Mickey. Fui atrás do episódio e percebi algo legal (apesar de legal, foi pura coincidência): ela está em G \o/

Como estava com preguiça de continuar lendo (aliás, é o que eu deveria estar fazendo agora, pra falar a verdade, em vez de ficar aqui postando bobagem no blog), resolvi assistir ao episódio inteiro. Aí vai ele, pra quem tiver interesse.



Gostaria de aproveitar e comentar alguns aspectos extremamente interessantes sobre o episódio (ao menos pra mim).

Em primeiro lugar, a música que eles começam a tocar logo no início do episódio é, como dizem no próprio episódio, a abertura da ópera Guilherme Tell, do Rossini (sério, sempre fico com medo de escrever Ruffini no lugar u.u - sabem que que é Ruffini, né?). Pra quem não conhece, seguem dois videos que, de tanto que gosto, até baixei - pra poder ouvir um depois do outro.





Se vocês prestarem atenção nos videos da música "original" (o video da orquestra "de verdade" tocando a música), verão que o maestro até ri na hora em que começa a chover (no primeiro video): é BEM a parte da "tempestade" \o/

Voltando ao episódio, até onde sei (e acho que todo mundo deve saber, sinceramente - e me corrijam se eu estiver errado -, mas, enfim, só pra não deixar passar), essa é a primeira aparição do Donnald em um desenho da Disney. Percebam como ele toca bem flauta transversal \o/

Voltando a Turkey in the Straw, eu acho GENIAL como eles juntaram, no episódio, a parte da cavalgada do Guilherme Tell com a música que o Donnald está tocando. É claro que muita gente vai dizer que era óbvia a integração, mas, sinceramente, acho que é o caso do ovo de Colombo: não sei se seria tão óbvia se já não tivesse sido feita.

Mais uma coisa que eu adorava nos desenhos de quando eu era criança: eles sempre tinham aquelas modulações mágicas pra representar algum acontecimento engraçado. Aos 4min20, a música fica com ares árabes por causa do modo como o Mickey se movimenta (ele tinha tomado uma sorvetada nas costas). Aliás... INCRÍVEL como a orquestra "segue o maestro" quando ele levanta as mãos que nem louco por causa do sorvete u.u

Depois da tempestade, sempre vem a bonança (é assim que escreve?). Bom... no episódio a ordem não ficou bem certa (já que a bonança vem logo antes da tempestade O.o), mas não dá pra negar que a música ficou ótima e o episódio não deixou que ela perdesse tanto de suas características.

Bom... por fim... eu só queria deixar aqui duas versões da Turkey in the Straw, grande motivo que me levou a assistir a todos esses videos, que me agradaram bastante. A primeira é um quarteto de flautas em que tocam o tema princial e depois começam a tocar algumas variações do tema. Parece coisa que eu colocaria num filme: dependendo da situação, escolheria uma variação diferente (variação diferente não é redundante?). Não sei por que, mas me chamou a atenção o fato de essas gurias estarem vestindo totalmente preto e cada uma estar com uma meia de cor diferente =D



O último video é de uma versão cômica orquestrada muito agradável da referida música. Dá até pra ouvir o riso de algumas pessoas da platéia de vez em quando. Estava eu procurando alguma versão que lembrasse a do Donnald e esbarrei nisso. Sério... pra mim, valeu a pena n_n



Era isso.........

R$

Nenhum comentário:

Postar um comentário